sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Egito, imprensa e Império

Frederico Mendonça de Oliveira

Manoel manda emeios lá de Coimbra, onde está agora trocando informações com estudiosos da famosa universidade sobre a deterioração galopante do poder no Brasil, com ênfase para a nova ditadura, que transforma em todo-poderosos os juízes e os faz intocáveis, façam eles o que fizerem, restando aos que forem realmente flagrados em crime – normalmente por investigação da Polícia Federal – a regalia, vista como inaceitável e abjeta infâmia para todos os cidadãos decentes nesse lupanar em que estamos condenados, de aposentadoria compulsória. Sim, com todos os vencimentos e mais essa e aquela cortesia e mordomia, e o privilégio de prosseguirem ganhando seus super salários sem precisar trabalhar. Ou seja, se pilhados em crimes, suas excelências ganham o prêmio da aposentadoria plena e prosseguem no vidão, sem responder por coisa nenhuma do que fizeram. Manoel também informa de lá que a confa no Egito não se faz compreensível para ninguém, que os jornais – todos, todos! – do Império apenas traçam linhas gerais e superficiais sobre o tal conflito sem definir o fio da meada na confa. Que o pau seja entre oposição e situação todos sabem, pô, mas queremos saber é o que quer cada lado. A oposição, dizem os jornalões lá e cá, quer a saída de Osni Mubarak; agora vêm os situacionistas e deflagram um pega feio com molotov, tiros, porretadas e o escambau, e morrem quase dez numa só noite de confrontos. E Manoel e sua linda quedam sem informações concretas para nos passar de lá, mesmo estando sem Atlântico entre eles e o conflito. Enter.
Pois é, ó Manoel, por aqui estávamos no ar também. Só noticiam o pau tocado pelos oposicionistas ao regime que querem Mubarak fora. Mas depois de muito fuçar, conseguimos tirar umas conclusõezinhas, a partir de – talvez, talvez...– vacilos da Inteligência do Império que controla a imprensa mundial. Vimos, por exemplo, e não sabemos se isso saiu aí, oposicionistas com um cartaz em que a imagem da face de Mubarak traz uma estrela de seis pontas na testa. Isso nos fez perceber um rasgo de sentido na encrenca. Afinal, o Egito tem fronteira ao nordeste com Israel, talvez por isso role uma aliança, um pacto de não agressão entre os dois países, com indubitável vantagem para o Império. O que, claro deixa o mundo árabe desfalcado... Tá. E colhemos outro grãozinho na grande imprensa daqui, imprensa pró-Israel roxa, O Globo: uma frasezinha no fim de uma interminável e cacetíssima mascação de borracha e amassação de barro: “Diante do futuro incerto, uma pesquisa do Instituto Pew em dezembro do ano passado reforçou nos EUA os temores de que o Egito passe por uma islamização pós-Mubarak. Entre mil pessoas ouvidas, 95% querem um papel maior do Islã na política”. Óquêi, óquêi. E a galeria de fotos “revelando a trajetória” de Mubarak, apresentada também por O Globo, traz imagens reunindo o “ditador” com Carter, depois com Reagan, depois com George Bush, depois com Clinton, depois com Bush filho. Se é esse o alinhamento do cara, o ditador deve vir sem aspas. Você pode ver isso no link (http://oglobo.globo.com/mundo/fotogaleria/2011/13703/); em duas das fotos, ele aparentemente confraterniza com Arafat, uma sob os olhares de Istzak Rabin e de possivelmente outro congênere deste, e a cena é temperada com um sorriso profissional de Clinton; em outra, estão só ele e Arafat – ao que parece, trocando blandícias, mas os sorrisos podem ser falsos, e os dois podem estar trocando duras farpas, Arafat possivelmente dizendo “Lava essa fuça, ô sionista de merda!” e Mubarak dizendo “Vai lavar essa bunda, palestino ralé!”. Pode. Enter.
Mas conseguimos outro indício que ajuda a dar o sentido ao pega pra capar às margens do Nilo: “Não há a menor dúvida de que a violenta repressão será vista pelo público nos EUA e na Europa como um escândalo. Num momento em que o presidente Barack Obama e o premier britânico David Cameron estão com problemas de popularidade em seus países, uma atitude séria contra Mubarak terá que ser tomada. Isso inclui o empurrão definitivo nesse regime”, diz um certo Chris Davidson, analista político – seguramente pró-Império – da Universidade de Durham, no Reino Unido. Bem, isso fica pendurado. Se Mubarak é títere do Império, tudo fica nítido: o Império teme uma radicalização islâmica pós-Mubarak no Egito. Então a oposição não aceita mais o cara no poder, terá soado a hora de o povo egípcio chutar o balde. A oposição possivelmente quer o alinhamento com o mundo árabe anti-sionista, anti-Israel e, entre outras coisas, pró-Irã. E, claro, passando a peitar o Império, emitindo flatos sonoros e nada olorosos contra a sucessão da dupla Bush-Blair, hoje Obama-Cameron. O analista Davidson é intencionalmente vago, incerto, claramente embaralha as cartas na cara dos otários – quem quiser que organize naipes e sequências. Ele fala em rolar escândalo nos EUA e na Europa por estar ocorrendo repressão violenta contra os manifestantes de oposição. Óquêi. Mas isso significaria admitir que a repressão vem do regime imperialista hoje entrando em colapso porque inaceitável para o verdadeiro povo egípcio que de repente quer se assumir como árabe? E que sentido faz a dobradinha Obama-Cameron “tomar uma atitude séria” contra Mubarak? Significaria dizer que eles terão de tirar o apoio a seu fantoche para melhorar sua popularidade? E que o controle do Império sobre a “opinião pública” sofre um revés, na medida em que cresce fortemente a corrente dos que não mais caem como patinho nas versões da mídia imperialista? E que também por isso cai feiamente o prestígio dos dois maiores representantes do Império, transformados pela mídia imperialista em reis maiores no Ocidente? Enter final.
Então, ó Manoel, como tu e tua amada Maria podem ver, reunimos aqui essas considerações, dura mineração na vaga e dúbia exposição estampada nos jornalões do Império. De certa forma, mesmo ainda ao sabor da incerteza, torcemos para que a oposição radical ao Mubarak seja movida pela radicalização islâmica. Isto porque o mundo árabe necessita mais e mais de união, pois a Terceira Guerra já começou, e o front é o Oriente Médio, sendo vítima da agressão bélica justamente o povo árabe. A turma quer expulsar a CocaCola e o McDonald’s de lá: querem sua culinária, seus costumes tradicionais. Querem a túnica e a cafia, querem o camelo em oposição ao automóvel – mesmo que figuradamente –, querem Maomé e Alah. Salam!, dizemos nós e vocês, Manoel e Maria, que temos na alma o fado cantado por nossos ancestrais com sangue mouro, acento artístico e religioso do sentimento árabe genuíno. E, cristãos que somos, estaremos sempre contra qualquer opressão. E viva Santo Expedito! Oremos. Bye, babes!
Ah! Vale lembrar: estamos sob censura desde 11/04/08, aliás mantida por Gilmar Mendes, e a restrição vai totalizando 1004 dias. Abraço pra turma do Estadão, há 553 dias também sob mordaça...

Nenhum comentário: