sexta-feira, 8 de junho de 2012

E aí, Mercadante? E aí, Ayres de Britto? Como ficamos?

Frederico Mendonça de Oliveira

Príncipe dos petralhas no Senado, Mercadante jamais foi de abrir o bico. Para coisa nenhuma. Fica na dele, parece que trabalha só pensando em seus cavalos de raça que pastam no seu haras que a imprensa revelou existir. Ou “imprensa”, como você quiser. Mas esse mesmo senador mais light petista que petralha – já que não aflora nenhuma participação dele nas maracutaias feias da cambada lulopetista – acaba que se mostra tão inexpressivo e inoperante como “ministro” da “Educação” quanto foi sempre quase invisível no desempenho de suas “funções” como parlamentar. Sempre em cena, mas um “legume zero” como o chuchu, que a macacada goza como sendo o legume ABC, isto é: contém água, bagaço e casca – e só. Lá está o Mercadante apenas mercadejando sua presença sempre até hoje inócua, só uma figura, um boneco. E ainda desfere asneiras: “Nós vamos ter uma escola do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) no Brasil. Estamos iniciando todas as tratativas pra poder concluir esse processo”, declarou o ministro chuchu. E o MIT logo respondeu: “O MIT não abre campus no Exterior”. Bem, até aí você deve estar se perguntando a que vem esse papo. Informo: é que 51 universidades federais estão em greve, e sua excelência o ministro da Educação nem tchuns para o que se passa. “Os professores federais estão em greve para reivindicar a reestruturação da carreira e reclamam de condições precárias de trabalho, atribuídas à falta de estrutura nas instituições. De acordo com o Andes, foram feitas mais de dez reuniões com o ministério do Planejamento para revisão dos planos de carreira, mas não houve avanço na negociação”. E a Educação? Não pia nessa? A Educação não cuida da educação e do que acontece com as universidades e com os docentes e funcionários das federais? Bem, são ”competências”, sabe-se lá. Pensar que um Tiririca hoje é membro da Comissão de Educação ou coisa por aí... Seriam, muito mais, incompetências, que contaminam geral o poder constituído. A turma quer é vidão, faturar, viajar, abocanhar, prevaricar, o resto que se fornique. Inclusive essa porcaria de Brasil, que é uma questão de “eminosqüência”, palavra inexistente e que é usada para designar algo que não tem qualquer teor. Enter.
Você ama o Brasil? Você ama a pátria? Como você pensa o Brasil? Você pensa no Brasil quando pensa em sua vida, no que você faz ou pretende fazer? Você acha que o Brasil tem jeito? Você ainda alimenta ilusões quando vê a situação do Rio de Janeiro, aquela legião de favelados crescendo como câncer e já quase compondo metade da população carioca? Bem, acho que você não é burro... mas pode ser que o condicionamento do happy end assimilado na ficção desde a infância ainda lhe cultive a crença na redenção daquilo... e já era! Não há mais como esvaziar o Rio daquela invasão, porque não há como redistribuir tanta gente... a menos que se instale no poder uma linha dura capaz de milagres. Digo linha dura não como a que tocou os anos de chumbo que duramente vivi, mas por considerar que para um mal daquele tamanho só uma ação drástica poderia apresentar qualquer solução. Por exemplo: em lugar de sediar Copa, construindo estádios e o escambau, construam-se estruturas prisionais para real recuperação da legião de bandidos que superlotam os presídios atuais, totalmente sucateados; e desloque-se boa parte dos favelados do Rio para trabalho no campo com estruturas habitacionais associadas, escolas, comércio, rede de saúde de apoio, e essa macacada poderia trabalhar – em condições dignas, claro – na agricultura que tanto nos falta como instituto, ou na construção e recuperação de estradas, que hoje escoam TODA a nossa produção, e poderíamos pensar na reestruturação de nossas ferrovias.... Mas tudo esbarra na corrupção tocada pelo poder invisível, você sabe, e assim vamos ao outro assunto de hoje: os poderes, em destaque o agora tão balançado Judiciário. Enter.
“Também considero o maior problema do Brasil esse conluio imoral entre Poder Judiciário/governo/grandes empresas. A corrupção somente prospera no país porque os membros do Poder Judiciário e do Ministério Público atuam como sócios ocultos da bandidagem”. Você viu isso?? É apenas um comentário de um leitor da Tribuna da Internet. Pegou pesado, claro, mas é exatamente por aí. Agora, depois de quase sete anos do mensalão, a maior vergonha da história de nossa “vida política”, parece que suas excelências vão “sacudí as purga” para peitar essa merda. Por que não até agora? A fala do leitor explica: “Poder Judiciário e do Ministério Público atuam como sócios ocultos da bandidagem”. Quer ver? Alá: “Dois anos. Esse é o tempo que já transcorreu desde que o ministro Celso de Mello, do STF, concedeu uma liminar mandando reintegrar ao Tribunal de Justiça de Mato Grosso sete juízes e quatro desembargadores aposentados compulsoriamente pelo Conselho Nacional de Justiça”. Pois é: os caras foram aposentados compulsoriamente – com ganhos integrais e benefícios, óbvio – por irregularidades descobertas na construção de uma loja maçônica (???????). De repente, voltam à ativa por liminar de um ministro do Supremo, e fica sabido que nunca se venderam tantas sentenças nem movimentada tanta grana como depois da volta “à ativa” dessas excelências. Meritíssimos ou meretríssimos, os juízes que vendem sentenças?... Enter final.
Você ainda aposta no Brasil? Pois eu, não. Aposto em Deus, claro, e só me pessa pelo bestunto a idéia de descer do céu uma chama saneadora e a impressão de que a coisa, pra melhorar, tenha que doer muito e geral... E viva Santo Expedito! Oremos. Bye, babes!