quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Manoel, 2010, crianças e imponderabilidade

Frederico Mendonça de Oliveira

“Não, não: 2010 não será melhor que 2009 porra nenhuma!”, decreta Manoel de cima de seus 64 anos repletos de experiência e saber adquiridos a duríssimas penas. “O horizonte que temos é negro em todos os sentidos, e esta vida material aqui não tem senão a perspectiva do despedaçamento feio, coisas que os desastres de toda natureza com desencarne coletivo já sintomatizam. Vamos é penar ainda mais, batalhar duro mais ainda, e agradeçamos a Deus se não nos advier o pior, como paga de erros passados. Sabe-se lá o que fizemos nas existências passadas? E se temos dívidas, haveremos de pagar, é a Lei”. Assim Manoel se posiciona em relação à otarice de achar que uma passagem de ano, só porque todos esperam melhorias, signifique melhorar nossas vidas mesmo. O atual papa soltou os cachorros no dia de Reis, denunciando que os homens se esqueceram de Deus e se julgam senhores do mundo, quando é exatamente o oposto. Mesmo não sendo católico, embora tendo todos os sacramentos – tendo dado até uma casada no religioso no passado –, Manoel concorda com o sumo pontífice, que execra publicamente a conversão da Humanidade ao culto da matéria e à degenerescência em todos os sentidos. “O negócio é ter o Cristo no coração e saber ser humilde de verdade, ou seja, saber que nada sabemos daquilo que fomos! E trabalhar duro no aperfeiçoamento, especialmente amputando desejos e tentações”. Enter.
Pois é isso: ano novo, vida nova. E que saibamos compreender nossos irmãos a cada dia mais desprovidos de reflexão e amor. Esses objetos dos globalizadores, cordeiros balantes e a cada dia mais obtusos em relação a tudo,vão marchando estupidamente para o abismo, e não podemos culpá-los, até porque não têm a mínima idéia do que fazem. Mas o que realmente atemoriza é ver que esses objetos vestidos procriam copiosamente, e vão lançando no mundo outros objetos mais vulneráveis ainda, e esses rebentos são alvo fácil e sem qualquer defesa em relação ao trabalho dos globalizadores. São os escravos do futuro, e já são deformados desde cedo pela TV e pela deseducação em termos de amor e de conhecimento do que quer que seja. Os exemplos são alarmantes; as cenas, patéticas. Vejamos. Enter.
Em supermercados, para usar apenas um enfoque, os pobres infelizes se vêem num pesado dilema: querem as coisas, querem guloseimas; os pais, se pobres, não podem dar, e lá vem gritaria, pitis, birras, barracos. E os raros seres conscientes e educados têm de aturar conviver com essas cenas. “Pobres infelizes, esses fedelhos de cabeça esvaziada pela TV e pela estupidez e irracionalidade dos que os puseram no mundo!”, considera consigo Manoel, contemplando com funda comiseração o estado lamentável desses projetos de bugres que já nascem zumbis. Na verdade, mesmo que alcancem estatura normal ou até avantajada, serão sempre fatalmente gabirus, nanicos de alma e espírito, gente que não é gente. E os fedelhos correm, correm, gritam pelo supermercado, que aos poucos vem sendo o cenário de referência dessa escoalha que vive em bandos desfilando e exibindo ignorância e estupidez de forma agressiva e desleixadamente explícita. Enter.
E deu-se um fato digno de registro quando da última ida de Manoel ao supermercado. Tão logo entrou com seu carrinho e tentou ir em direção à prateleira das farinhas, já que sua amada Maria pedira uma farinha especial, eis que nosso herói teve de parar e esperar, porque, na passagem, uma menina de seus três ou quatro anos, integrante de um bando de capioas, jogava bola obstruindo o trânsito de outras pessoas. Manoel parou e ficou esperando poder passar, e ninguém se dava conta do problema. E a menina lá, jogando bola e impedindo o fluxo dos outros compradores. As capioas, abstraídas de tudo, quedavam como estafermos na fila da caixa, mais parecendo uma corja de bilontras em estado de espírito de passeio a esmo. E Manoel parado, olhando, esperando, estudando a situação. Ninguém se tocava de nada. Até que, por força de terem pago a compra e por terem de deixar o local para seguirem seu rumo fútil e cego, pegaram a menina e evacuaram a área. E Manoel pôde passar, e foi em frente refletindo sobre o episódio, que talvez somente ele tenha constatado – porque hoje quase ninguém mais usa o cérebro, e, quando usa, e especialmente se em Minas, “deixa quieto”, temendo “dar confusão”. Enter.
“As crianças, que fazem de supermercados e espaços em geral espaços de brincadeiras, estão sendo trabalhadas pelos globalizadores para virar objetos e escravos. Suprimiram-lhes os parâmetros, os limites, e ei-las caindo no imponderável da falta completa de referências e padrões. São os infames ‘direitos das crianças’ inventados pelos globalizadores para funcionar como enclave entre filhos e pais, tirando destes a autoridade através de suprimir-lhes a razão e a responsabilidade!”, remói Manoel divisando um negro porvir quando essas criaturas geradas pela TV forem ocupar sua “inserção social e histórica como seres agentes”. Seres agentes que nunca serão: foram transformados desde antes de nascer em objetos de um sistema degenerador para agir em harmonia com ele. Seguramente serão é seres pacientes, despreocupados de pensar em valores e teores, certos de que “tudo é assim mesmo”: o poder manda e eles obedecem e dançam conforme a música, e fim de papo. Enter final.
E diante dessa visão tragicômica haveria lugar para qualquer esperança? “2010 será mais um passo dado em direção à grande consumação, ao grande tsunami que já tem nome desde priscas eras: Armagedon! “Estamos vivendo a escatologia, e para isso não há remédio!”, fala consigo Manoel. E não adianta espernear, que Deus tem a força, não o He Man. Não adianta essa Humanidade de humanóides querer ou não, a Verdade é que prevalecerá! E viva Santo Expedito! Oremos. Bye, babes!
ATENÇÃO: JÁ ESTAMOS CENSURADOS HÁ 635 DIAS. A CENSURA A O ESTADO DE SÃO PAULO, VERGONHA QUE SOMA 158 DIAS E QUE FOI MANTIDA EM RECENTE VOTAÇÃO NO SUPREMO, ESTÁ CONDENADA ATÉ EM ÂMBITO MUNDIAL. QUANTO A NÓS..., FOI MANTIDA PELO MINISTRO PRESIDENTE DO STF, GILMAR MENDES. E CONTINUAMOS AMORDAÇADOS BONITINHO!