quinta-feira, 21 de julho de 2011

Para uns, cadeia; para outros: “Vão de leve!...”

Frederico Mendonça de Oliveira

Você sabe como é: se no Brasil todos se curvam à corrupção e não reagem através de iniciativas populares de diversas origens, talvez seja porque esses sujeitos todos que estão aí e são os ditos “cidadãos” acham que é assim mesmo: quem pode rouba; quem não pode espera sua hora pra roubar. Por isso é que estamos sob essa merda política e sob essa corrupção porca. Em certo lugarejo de Minas, uma autoridade sem escrúpulos resolveu cometer um ilícito público nas fuças de todos. Envolveu todos os poderes, corrompeu três dúzias e ainda persegue os poucos que peitaram a canalhice. Mas o importante é saber que a grande maioria dos envolvidos pelo cara no ilícito público deram apoio ardente ao delinquente e a seu crime, mostrando que a corrupção está no DNA da maioria. É asqueroso, é podre, mas é – ou está - assim. Esses moleques travestidos de cidadãos ainda se deram o direito e o dever de perseguir os cidadãos honestos que questionaram a canalhice. Na verdade, não passam de uns bugres deformados curvados a matéria e sonhando com desfrutes, sejam de que natureza forem. E de vez em quando se faz justiça contra canalhas meliantes ocupando cargos públicos, sim, mas só pra continuar tudo como está. Mata-se o boi de piranha e a boiada prossegue passando numa boa. Você acredita que o que se segue é para mudar ou para continuar? Então lá vai a história. Sente aí. Enter.
“Vereadores mineiros que torraram R$ 570 mil em gasolina agora só podem passear de camburão”. Isso está na primeira página de um jornalão mineiro. Não conseguimos o texto interno, mas vai o lead para ele: “Uma cena rara no Brasil: políticos na cadeia. Os nove parlamentares de Fronteira, no Triângulo Mineiro, trocaram o terno e a gravata pelo uniforme do sistema prisional para ir a audiência no fórum de Frutal. São acusados de desvio de verbas para bancar rodízios de churrasco, bebidas alcoólicas e manutenção dos próprios veículos. Presos desde segunda-feira, dormem em cela com colchões e comem arroz com feijão, carne e salada preparados na penitenciária. Eles negaram ter usado notas frias para justificar gastos e que tenham contratado empresa para invalidar provas”. Muito bem. Comparado ao lugarejo citado, isso que os pilantras de Fronteira fizeram é pinto. Neste lugarejo malsinado, em que tudo parece estar completamente a serviço do fortalecimento da atual ditadura enrustida mas cruel, os vereadores – duas exceções –, os funcionários do Executivo – algumas exceções, vá lá –, o Judiciário – uma ou outra exceção sempre há – e até o MP estão todos interligados se protegendo e ampliando patrimônios de forma escandalosa. Escandalosa porque é crime nas fuças de todos – e ninguém abre o bico, pois os caras botam o poder público contra quem for. Se forem acionar o rigor da lei nesse lugarejo, devem ir de cara uns 50 pro xilindró, não nove. E dos três poderes... Então, essa de fazer justiça de forma isolada é puro grupo. Vai continuar como está. O Mubarak aqui teria aprovação maior que o Lula... Enter.
E estão convocando a paralisação de 1º de agosto. Pode até ir uma meia dúzia pras ruas, mas ninguém vai deixar de trabalhar pra gritar numa segunda-feira que inaugura o segundo semestre. Esperemos, veremos. Você até pode ir nessa, mas vai ver que a causa gay é imensamente mais levada a sério que o destino dessa joça pré-terminal ainda chamada Brasil. Isso aqui é terra de ninguém, é paraíso de depravados e de corruptos. A TV não vai chamar para nada, se acontecer alguma coisa relevante a TV e a grande imprensa não noticiam, e se noticiarem é para minimizar... mas o que vai prosseguir é a impunidade, o descalabro geral, o enriquecimento dos poderosos, a banalização da violência e do crime, os desastres e tragédias resultantes de inépcia das instituições, a inversão de valores, e os fariseus prosseguem de rabo na poltrona e cornos na TV, todos hipnotizados pelo demônio, lobotomizados e... achando óóóóóótimo! Enter.
E se você acredita em sanidade social, basta ver o que se segue: “A Folha apurou que, por decisão da direção da Globo, as cenas entre Eduardo (Rodrigo Andrade) e Hugo (Marcos Damigo) seriam cortadas. Elas mostravam cenas de amor entre os dois e depois Sueli (Louise Cardoso), mãe de Eduardo, levando café na cama para eles, que haviam passado a noite juntos”. Sinceramente, nada tenho contra quem gosta de bafo no cangote e/ou morder a fronha. Isso, na verdade, não me diz respeito. Mas também não vejo nada de interessante nessa onda: não é pra mim. Sou do tipo clássico, encantado por “aquilo”, o treco por onde vim a este mundo. Mas se os adeptos da coisa homem com homem e mulher com mulher querem se unir fazendo crer que isso é direito e que é dever nosso acatar – e que estranhar isso é crime –, bem... saio de fininho disso e procuro me posicionar onde me apraz, ou seja, praticando o amor que gera vidas. E, sinceramente, não sinto nada que me atraia nesse negócio. Prefiro manter distância e me precaver em relação a coisas da ética e da estética hoje transformadas de maneira próxíma à completa inversão de valores. Lembro de um tempo em que convivi com integrantes de uma república de bancários e que só tinha um que não desmunhecava. Eram uns cinco, todos da política. Mas era algo muito fechado, muito discreto, e nada incomodava: os caras eram o que eram e não precisavam propalar isso para os não entendidos. Não se via, naquele distante 1967, nenhum “orgulho” por nada. Hoje a coisa virou megamovimento, e vou tirando o time quietinho. Enter final.
Só falta agora a turma resolver que “indiferença é crime”. Antipatia já é, de alguma forma. E preste atenção, você: vai se acumulando um impacto que a qualquer momento vai mandar tudo pelos ares, a coisa vai ficar preta. A menos que eu, você e os heteros todos resolvamos entrar na onda deles... E viva Santo Expedito! Oremos. Bye, babes!
Ah! Vale lembrar: estamos sob censura desde 11/04/08, aliás mantida por Gilmar Mendes, e a restrição vai totalizando 2065 dias. Abraço pra turma do Estadão, há 721 dias também sob mordaça! E não custa citar: o advogado Gerardo Xavier Santiago, RJ, lembra que o artigo 5 da Constituição Federal garante a liberdade de expressão e de manifestação em local público! Então por que prosseguimos censurados??