sexta-feira, 10 de abril de 2009

Manoel descrê da realidade que o cerca

Frederico Mendonça de Oliveira

Começa vendo o que se passa pelo mundo. Embora cético para com evidências não concretas, coisas de natureza subjetiva ou mesmo padrões místicos mais para a superstição, um grilo se instalou na cabeça de Manoel a respeito da ação dos globalizadores. É que desde a fantasia Osama bin Laden, aquilo de acusá-lo de ser o autor dos atentados às Twin Towers, quando depois se comprovou não ter isso qualquer fundamento – e já que está sobejamente sabido terem sido justamente os globalizadores os responsáveis pela ação “terrorista” –, essa história de Obama, presidente americano de origem africana em país ainda completamente racista, e verificando que ele tem quase o mesmo prenome do suposto saudita, não lhe sai da cachimônia. Tá, pode ser coincidência, pode ser isso e aquilo, mas cachorro mordido de cobra... e, como Manoel vem se abestalhando com o que vê a seu imediato redor, é bom não descartar evidências sutis ou gritantes, mesmo que apenas se constituindo de uma semelhança sonora entre nomes de gente proeminente em dois países ainda em conflito, o mais poderoso atacando o mais fraco. Enter.
Pois é. Aqui no arraialito, as coisas chegaram ao cúmulo dos cúmulos. Primeiro, processos graves contra o prefeito incluindo crime eleitoral quando de seu primeiro mandato, estão na gaveta e de lá não saem nem a porrada. O Judiciário local está sendo acusado de favorecer o prefeito autor de ilicitudes várias, alega-se tratar-se de troca de favores. Feio isso... pois o mesmo prefeito, pouco antes de ser reeleito (!!!), foi indiciado pela Polícia Federal por formação de quadrilha e fraude em licitação. Depois de reeleito, não bastando tudo que já explodiu de escandaloso na primeira gestão, eis que entram processos contra o burgomestre acusando-o de ter aceito doação de campanha vinda de estabelecimento classificado como de utilidade pública, portanto impossibilitado de doar dinheiro para qualquer campanha política. E nada de acontecer nada: o tempo passa, tudo vai se acomodando, e resta lembrar que o juiz eleitoral da aldeota aprovou a doação “entendendo que a instituição doadora tem fins lucrativos” sim. Enter.
Pois em outra pendenga contra o prefeito, que autorizou obra sem documentação, portanto gerando um tremendo ilícito público, houve solicitação ao promotor do meio ambiente no sentido de abertura de inquérito civil público. O dito promotor se esquivou da abertura alegando suspeição – quando ISSO É DEVER DELE! – e mandou a solicitação para instância superior, e tudo acabou por desaparecer no vazio depois de um ano sem qualquer notícia sobre resultados para a solicitação. Deu-se de tudo ser acochambrado, os denunciantes da ilegalidade acabaram sendo processados por calúnia – sem qualquer fundamento, já que só denunciaram fatos –, a Câmara se faz de desentendida, quando a tal obra ilegal deveria ter sido aprovada em plenário para poder ser realizada – e não foi nem mesmo examinada pelos edis! –, e tudo virou do avesso no arraial, que por sinal nem imprensa real tem, e nem a imprensa da região publica nada a respeito de tamanho descalabro estabelecido como normalidade total. Enter.
“A maluquice é total no Brasil”, grunhe com seus botões um lusitano com o estômago querendo queimar, isto quando explodem notícias sobre gastos e ganhos de políticos. No Senado, aquela orgia de gastos; na Câmara, loucura atrás de loucura; na Presidência e nos ministérios, uma farra dos diabos com dinheiro público. No arraialito, os vereadores são acusados de gastos absurdos com diárias, e a acusação aponta para o fato de ter sido denunciado que não são exigidos comprovantes dos gastos com diárias, que chegam a somas sesquipedais! E ainda pesa no quengo da turma o fato de o vice-prefeito ter aumentado o próprio salário em 122%, segundo noticiado num site de notícias locais por um cidadão indignado. Enter final.
Mas o mal não pára aí. Acontece que a querida Maria, amor de Manoel, anda de avó atrás do toco com ele, e o mal adentrou no lar antes movido a amor e bem-estar. Aí Manoel realmente começou a sofrer de forma diversa: agora a merda atingiu seu coração. Na próxima renovação deste sítio os leitores saberão de desdobramentos dessa crise no seio de um lar de onde antes só saíam arrulhos. E viva Santo Expedito”! Oremos. Bye, babes!