sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Notícias indispensáveis para sua vida

Frederico Mendonça de Oliveira

Você hoje começa bem o seu dia: está na mídia, nas primeiras páginas de edições eletrônicas na Folha, no Estado de São Paulo e no Jornal do Brasil que Fátima Bernardes vai deixar o Jornal Nacional e passará a fazer programa pela manhã na “Grobo”. Puxa vida!, que coisa mais importante para o Brasil! Se você não soubesse dessa, como ficaria primeiro dia de dezembro, em que embarcamos no mês último desse 2011 tão merreca e explodindo de corrupção, bandalheira geral, porcariada, lixo? Bem, pelo menos seu primeirinho de dezembro está salvo. A partir de hoje, Fátima, a carinha de boazinha, arrumadinha, educadinha, burrinha, tudo inha, terá aparição matinal naquele antro que entra em sua casa pela telinha. Além da Ana Maria Brega, com aquela voz de fêmea de caramujo, agora vem a “inha”. Você está salvo. Está tudo salvo. E o William B(urr)onner vai ter todo dia a seu lado a Patrícia Poeta. Acaba virando anedota... mas você deverá rezar um terço agradecendo pela dádiva recebida hoje. Enter.
E tem, para seu engrandecimento, a notícia de que Lady Gaga não encontrou até hoje a realização. La Gaga disse que nunca se sentiu feliz com um homem, porque sua criatividade desencadeia inveja em seus companheiros. "Eu tenho esse efeito sobre as pessoas. Quando estou em um relacionamento em que eles também são criativos, tudo começa a mil maravilhas, mas depois eles me odeiam". Não estivesse ela tão distante e não fosse tão maluquete, oferecer-lhe-ia meus serviços. Ela acordaria, pode crer... até porque receberia muitíssimo mais do que os serviços corriqueiros: teria também seus olhos abertos para o que realmente vale enxergar nesta vida. Além dos tratos de lei, você me entende. E você sabe: trata-se de uma mula, que ainda não pôde sentir algo melhor do que prazer carnal ocasional e animalesco tendo entre as orelhas a titica a lhe preencher o espaço intracraniano. O mais interessante é que, quando vai ao banheiro aliviar suas tripas, o que sai delas não é nada cheiroso. Como o restante dos seres, deve produzir bonbons com aquele fotum conhecido desde sempre... Não disponha ela de um bom desodorante, quem a suceder no trono há de dizer: “É, é como qualquer mortal! Que fedença!” Enter.
E suas excelências de toga cruzam os divinos braços: R$ 26 mil é pouco, é preciso reajustar isso pela inflação acumulada há anos, claro. Tendo seus salários corroídos pela inflação em 22%, andam inquietos, inconsoláveis. E promovem um apagão jurídico, pois só no setor da Justiça do Trabalho terão de ser reagendadas mais de 20 mil audiências. “Talvez não obtenham o que desejam. E correm o risco de irritar a clientela. A paralisação levará ao cancelamento de milhares de audiências em todo país”, diz a reportagem da Folha, que prossegue: “O presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministro João Oreste Dalazen, disse nessa sexta-feira (25/11) que a greve de juízes trabalhistas é ‘injustificável’. Ele também sinalizou que o salário dos magistrados que aderirem ao movimento grevista pode ser cortado, a exemplo do que ficou decidido em relação ao corte do ponto dos servidores em greve”. A presidenta Dilma olhou feio para o apagão, considerando que o momento é pra lá de inoportuno, estando o governo às voltas com prioridades inadiáveis e urgências muito mais relevantes a atender. E a Folha acrescenta: “O problema é que o pedido de aumento do STF veio acompanhado de uma pauta que inclui aumento de 56% para os servidores do Judiciário. O Ministério do Planejamento foi à calculadora. Estimou que, levando-se em conta o efeito cascata, o tônico salarial da Justiça custaria ao Tesouro R$ 7,7 bilhões. A cifra corresponde a quase metade do que o governo espera destinar ao Bolsa Família em 2012. Dilma Rousseff torceu o nariz. E contrapôs as togas aos pobres”. Aliás, belo narizinho o dela... Que ela o mantenha empinado. Enter.
Bem, suas excelências conhecem muito bem a máquina, estão não por cima, mas muito acima da carne seca. Deveriam receber o que recebe um professor do nível fundamental, porque a estes cabe a tarefa sagrada de encaminhar os brasileiros do futuro. Suas excelências só dão pareceres, que nada pesam nos rumos do País, senão em situações muito especiais, normalmente atendendo a interesses altíssimos das elites dominantes ou, mal e tardiamente resolvendo – ou não –, pendências em que o clamor por justiça é uma questão crucial. A corrupção, por outro lado, chegou a plano estrutural, senão endêmico, e a Justiça convive com isso em total cordialidade. Basta ver a censura ao jornal Estado de São Paulo, com que o desembargador Dácio Vieira blindou o Fernandinho Sarney para que patifarias deste não fossem espalhadas pelo ventilador e respingos atingissem seus dele pares, causando estragos digamos desagradáveis para tais ilustríssimos “senhores”. “Sir”.Dácio, chegado do clã maranhense que você pode conhecer melhor lendo Honoráveis Bandidos, do Palmério Dória, aparece em “alto estilo” na festa de casamento da filha do calhordíssimo e patusquíssimo Agaciel Maia, sendo Sarney padrinho da noiva. Dê uma olhada em http://veja.abril.com.br/blog/augusto-nunes/direto-ao-ponto/o-doutor-em-censura-esqueceu-de-mandar-prender-a-foto/ e saboreie o artigo do Augusto Nunes, que nos mostra visão mais aprofundada e abrangente da farra que rola em Brasília e a respeito de que nada se pode fazer por agora ou por bons tempos adiante. Enter final.
Cézar Britto, presidente da OAB, dispara: "A liberdade de expressão dos meios de comunicação é uma obrigação que não pode ser frustrada por decisão judicial."; José Arthur Giannotti, filósofo, confirma: "Quando você tem juízes que estão tomando parte no festim de Brasília, eles entendem perfeitamente que precisam defender o festim." E ficamos por aqui. Você acredita em “justiça divina”? E viva Santo Expedito! Oremos. Bye, babes!
Ah!, você sabe: estamos censurados desde 11/04/08. São 2197 dias sob abjeta mordaça. E repetimos as palavras do ministro Carlos Aires de Brito: “NÃO HÁ NO BRASIL NORMA OU LEI QUE CHANCELE PODER DE CENSURA À MAGISTRATURA”.