sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Manoel e o mundo carente de sentido qualquer

Frederico Mendonça de Oliveira

“Bem, ver e ouvir o ‘presidente’ do Brasil (aspas, também?) em suas falas públicas, isso de há muito já perdeu a graça, mesmo que, como piada ou disparate, seja ocasionalmente hilariante. Só sabermos que o sujeito vive com a caveira cheia de cana direto é suficiente para dar de ombros e entregar a Deus o destino de nós todos”, considera Manoel depois de saber que o primeiro mandatário do “país” anda agora até vomitando em seus próprios – por assim dizer – domínios, obrigando serviçais a limpar suas fétidas e ácidas “devoluções” compostas de restos de cardápio presidencial mais álcool etílico em cavalares doses, capazes de nocautear um jegue. A turma vai falando pelos blogs e onde se possa externar opiniões, mas é só, porque a grande imprensa opera apenas visando manter intocável a imagem do hoje esdrúxulo “Çilva I”, o maior embuste já imposto ao operoso e generoso povo brasileiro, que recebe mais este diploma de otário sem poder revidar à altura – já que o Planalto é um bunker ardilosamente localizado a milhares de milhas de qualquer capital. Quem poderá marchar até lá pra gritar, espatifar e derrubar aquele circo de picaretas e de peralvilhos safados assumidos? Enter.
“Depois de tantos escândalos explodindo, que porra se pode esperar daquele simulacro de bordel?”, pergunta-se Manoel como sendo a voz de todos os brasileiros que lutam por seu país, por sua pátria, e eis todos traídos diariamente, a cada ano, a cada mês, a cada dia, a cada minuto, segundo, a cada piscada de olhos. Mas até aí, “tudo bem”, digamos assim: na verdade, vai tudo mal, tudo péssimo, um horror só, mas estamos vendo isso, tá na cara de todo mundo. Historiador da evolução do trabalho no Brasil, Ricardo Antunes é até condescendente para com nosso trêfego fantoche de presidente: “É brincadeira (dizer, como o Delfim Neto, que ‘primeiro é preciso crescer para depois distribuir a renda’, tese que o Çilva I contestava posando de oposicionista e que hoje corrobora, vergonhosa e cinicamente), porque o crescimento hoje não significa divisão de recursos, e é claro que não estou falando do Bolsa Família, porque é grotesco imaginar que, dando de 20 a 80 reais para os pobres, a estrutura da miséria brasileira estará sendo alterada”. Ou seja:, vemos que Lula, antes no papel de líder da classe trabalhadora, hoje enverga o terno do poder e vira o tragicômico, histriônico Çilva I, boçal irretocável, um “político tradicional”. “Não sou contra os pobres receberem 20, 30 reais, mas imaginar que isso está mudando a estrutura da miséria não dá!”, prossegue Antunes, alvejando Lula e seu papel ridículo de protetor dos pobres, quando não passa de um capataz do Império e das elites dominantes de sempre. “O que Lula e pares querem é manter as mãos nas tetas do poder!”, considera amargamente Manoel, pesando as declarações do estudioso. “A reforma trabalhista no governo Lula não é para fazer avançar os direitos sociais do trabalho no Brasil; é para desmontar os direitos conquistados desde a época das lutas operárias no getulismo, e que hoje, a pretexto de que estão arcaicas, vão ser desmontadas”, conclui Ricardo. Enter.
E a coisa enfeia mais ainda quando vemos a subserviência do governo ao Império, no momento em que a Venezuela e a Bolívia puxam o cordão da desobediência clara a Tio Sam, destruidor de soberanias nacionais: “Tomara que essas lutas sociais na América Latina nos dêem um empurrão, porque, depois desse segundo governo Lula, teremos perdido oito anos de possibilidade de desmontar essa barbárie brasileira. Esta será a tragédia. Digamos que o Brasil tem dez pilares de sustentação dessa barbárie. O governo Lula foi incapaz de destruir um só desses pilares. Vamos ter de começar a fazer isso tudo de novo!”, sentencia Ricardo, que sabe perfeitamente do abismo que separa Lula e sua embófia etílica e sua cascata populista e servil das posturas viris e patrióticas de Evo e Chávez. Enter.
Pois mesmo depois de visto que Lula não reverteu a destruição na era FHC, analisemos: se ele aumentar em 100 % o salário mínimo, a maioria da população brasileira vai apoiar, por ser um benefício para o povão. “Mas ele aumenta em 10%, 15%, ele aumenta em 100% as taxas de lucros dos bancos, é o que ele fez”. E depois se lamenta: “Tenho uma única tristeza nessas eleições: NUNCA NINGUÉM FEZ TANTO PELOS RICOS NO BRASIL, e eles não vão votar em mim”. Bonito, isso, não?? Enter.
Pois então Lula declara que foi o maior benfeitor dos ricos, das classes dominantes neoliberais, e agora RECEBE O PRÊMIO DE ESTADISTA GLOBAL”??? “A serviço de seus amos é que você belisca essa ‘honraria’, ó Çilva?? Quem tá maluco? Você? O Fórum Econômico Mundial, que lhe confere isso? Nós? Todos?? Quem??!!”, ruge Manoel. Mas está aí, sem dó: “O Fórum Econômico Mundial conferiu ao presidente Luís Inácio Lula da Silva o prêmio de Estadista Global. De acordo com o Palácio do Planalto, o prêmio é uma homenagem pela atuação de Lula em vários setores, como do meio ambiente (??), erradicação da pobreza (???), redistribuição de renda (????) e paz mundial , com o objetivo de melhorar a situação do planeta”. Enter.
“Ao homenagear o presidente Luiz Inácio Lula da Silva com esse prêmio, o Fórum Econômico Mundial tenta pegar carona na boa imagem do chefe do executivo brasileiro para recuperar prestígio no cenário internacional”, avaliou o sociólogo Cândido Grzybowski, diretor do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase) e um dos fundadores do Fórum Social Mundial (FSM). “Eles darão esse prêmio a um personagem de destaque mundial, que no último ano se saiu bem em vários espaços. É uma tentativa de recuperar alguma legitimidade e desfazer uma imagem de clube dos donos do mundo”. Enter final.
“Onde diabos estamos, caraça?? Que diabo fez este bufão Çilva I por meio ambiente no Brasil, por erradicação da pobreza ou por distribuição de renda??? São e somos todos palhaços de cara pintada e tudo??? E quem é esse tipo de sobrenome de sopa de consoantes que cospe essas lérias amalucadas??”, reage Manoel rubro de estupefação. “Aonde vai parar tanta escamoteação cínica???”, conclui nosso herói, já abrindo o freezer cheio de salvação. E viva Santo Expedito! Oremos. ’Tá pra semana, babes! ATENÇÃO: JÁ ESTAMOS CENSURADOS HÁ 649 DIAS. A CENSURA A O ESTADO DE SÃO PAULO, VERGONHA QUE SOMA 175 DIAS E QUE FOI MANTIDA EM RECENTE VOTAÇÃO NO SUPREMO, ESTÁ CONDENADA ATÉ EM ÂMBITO MUNDIAL. QUANTO A NÓS..., FOI MANTIDA PELO MINISTRO PRESIDENTE DO STF, GILMAR MENDES. E CONTINUAMOS AMORDAÇADOS BONITINHO!