sexta-feira, 8 de maio de 2009

Manoel e as reações de ira santa na mídia

Frederico Mendonça de Oliveira

Foi com grande estupefação que nosso herói recebeu pela internet a cena que envolveu o ministro Joaquim Barbosa, do Supremo, e o ministro-chefe da casa, Gilmar Mendes. Estupefação seguida de gáudio, de regozijo, uma vez que presenciou um poderoso golpe sobre a poderosa blindagem com que o sistema protege sua máquina hoje quase que absolutamente degenerada e cancerificada. Espetacular: um ministro afro-descendente, em rasgo de autenticidade que deveria estar comprimida em seu coração e doendo há tempos, peitou duramente o bonitão cara pálida cheio de pose e empáfia. Seguro da postura deformada do ministro-chefe, nosso novo herói, diante dos olhos maravilhados de todos os brasileiros conscientes que puderam verificar o episódio, lançou sua negritude santa sobre o infiel, mandando-lhe de cara às ventas a advertência: “Sua Excelência não está falando com seus capangas de Mato Grosso”, explodindo logo de cara uma denúncia como granada arrasadora. Que poderia o poderoso cheio de capangas argumentar diante de tal denúncia? Pois não ficou por aí: seguro de sua posição, como enxadrista que armou bem seu ataque e mete um garfo de cavalo contra rei e dama, de que resultará a perda da segunda, Joaquim Barbosa avançou: “O senhor tem de ir à rua, ministro!”, ao que o empavonado chefão da corte tentou redarguir: “Eu estou na rua, senhor ministro!” –, e o santamente irado Joaquim Barbosa, impetuoso, retrucou: “O senhor está na mídia, Excelência! O senhor está na mídia!”. Enter.
Tal confronto causou mal estar entre os ministros presentes, havendo até uma voz circunstante solicitando o encerramento da sessão, voz da “turma do deixa disso” – intervindo para que tudo prossiga exatamente como está, não é mesmo, ô burocrata amestrado? Pois a merda explodiu no ventilador, pois a TV Justiça colheu as imagens do bate-boca e isso, não se sabe por iniciativa de que espírito pérvio, foi parar no You Tube, e lá se foi a vaca do bonitão ministro-chefe pro brejo, alçando à aprovação e ao triunfo público a figura do revoltoso ministro Joaquim Barbosa, que chegou a acusar Gilmar Mendes de forma contundente: “Vossa Excelência está destruindo a imagem e a credibilidade do Judiciário brasileiro!”, e foi possível verificar, na expressão do chefão fernandista, a consciência da derrota a ele imposta por um afro-descendente cheio de razão e de dignidade. Também ficou expressa através da atitude desencadeada entre os outros membros da corte a constatação de uma saia justa jamais vivida na casa, não se sabe se reduto das soluções extremas da Justiça ou se mais um estamento, um espaço de poder ordinário, onde o sistema conclui o que interessa ao poder e em absoluto distanciamento dos anseios do povo que trabalha pra pagar aquela dispendiosíssima corte. Quem quiser ver o arranca-rabo, basta digitar o nome do ministro revoltoso, Joaquim Barbosa, na janela de pesquisa do You Tube. Dali sairão várias imagens, todas elas mostrando um ministro-chefe cheio de empáfia sendo acossado por alguém que não teme denunciá-lo perante a opinião pública. “Genial! Genial!”, exclama nosso aguerrido Manoel diante das imagens, e Maria percebe no cantinho do olho dele despontarem lágrimas, de alegria e emoção, claro: ela conhece o seu gado... Enter.
Pois não bastando a mijada no ministro-chefe eis que Manoel recebeu,via internet, outra manifestação de sublevação diante do descalabro que assola esse Brasil nada lindo nem nada trigueiro – isso de lindo e trigueiro eram manifestações de amor dos tempos do nacionalismo. Eis que um jornalista da Globo, Luís Carlos Prates, da RBS de Santa Catarina, resolveu perder as estribeiras no programa que faz ao vivo na emissora. Falava sobre a putaria que cerca a questão de uso e abuso de passagens aéreas pelos senadores. Último escândalo envolvendo o Senado, que aliás coleciona uma caudal deles, esse indecente e obsceno trem da alegria envolvendo senadores, afins e quejandos. O comentarista solta os cachorros na cambada, perde as estribeiras de pura indignação, explodindo como sonham explodir os quase duzentos milhões de brasileiros a que só se oferecem ou impõem humilhações, pisoteios e dificuldades a cada dia maiores. Manoel olha perplexo para o sujeito bufando e espumando de raiva, até perdendo a lucidez no que fala que o povo devia fazer isso ou aquilo, esquecendo que povo não faz nada, apenas obedece a lideranças, que normalmente não estão a favor dele, povo, só fazem manejá-lo. E, ademais, levar Brasília para os cafundós do Planalto Central visa justamente estabelecer o hiato, o divórcio geográfico entre povo e poder, de tal maneira que se criou um Olimpo intangível para pobres mortais como nós. Como chegar ao bunker do poder e marchar sobre ele? Cobrindo mais de mil ou mais quilômetros? Pois é, por mais que o nosso Luís Carlos Prates esteja com razão até a medula, não passa de uma utopia infantil querer que a macacada sem rabo globotomizada reaja de alguma forma. Pobres coitados! Só fazem aturar o cabresto e a cangalha para dar vidão de marajás e nababos a um punhado de engravatados completamente alheios ao que seja Brasil, pátria ou – para estes – porcarias parecidas. Enter final.
Mas valeu o desabafo, mostrou que alguém da mídia ainda solta os cachorros arriscando seu empreguinho, seu rico empreguinho. Vejam bem: Manoel já considerava isso impossível, desde quando soube das sanções impostas pelo sistema ao comentarista Cajuru, que denunciou ocorrência de privilégio para amigos do Aécio em jogo especial no Mineirão; quando soube que Salete Lemos, comentarista de Economia do Jornal da Record, denunciou e criticou duramente condutas de poderosos que ferem o cidadão comum; desde quando verificou o cerceamento aos comentários do Jabor. Então ficamos do mesmíssimo tamanho ou menores, mas as manifestações isoladas de indignação vão se fazendo ver por essa Pindorama ultrajada afora. “Coisas do sistema”, pensa Manoel. “Um dia vou escrever sobre essa coisa de sistema!, cogita nosso herói. A gente fica no aguardo. E viva Santo Expedito! Oremos. Bye, babes!

Para ver o jornalista José Carlos Prates soltando a cachorrada, basta acessar o link
http://mediacenter.clicrbs.com.br/templates/player.aspx?uf=1&contentID=59705&channel=47