sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Já era ou ainda podemos sonhar?

Frederico Mendonça de Oliveira

Você sabe: tem até gente tentando botar a coisa nos eixos. Hoje saiu na imprensa eletrônica, registrado muuuuuuuito discretamente por apenas uma publicação, que rolou marcha contra a corrupção em Brasília e em São Paulo. Em relação à manifestação na Paulista, foi mais considerado o problema de trânsito causado por ela. A questão que mobilizou a marcha, crucial para a História, ficou relativizada; aliás, para variar.... mas você tem visto algo estranho, claro, como os milhões na movimentação gay ou os milhões dos evangélicos na rua. Por quê? São questões cruciais para a História? Os gays ou os evangélicos estão se reunindo para dar um rumo de decência para o Brasil? Ou estão apenas promovendo sua inserção na sociedade buscando avançar em seus interesses digamos grupais, ou de corporação, diferente de interesses de alcance social total? É isso? Bem, precisamos entender apenas uma coisa: por que as manifestações pelo fim da corrupção não ganham corpo e não concentram os mais interessados, ou seja, o povão? Por que não saem milhões pra ruas e praças com vassouras de cerdas verdes? Enter.
Você não deverá ter experiência de leituras de cunho político. Isso hoje é difícil de encontrar... e, se teve acesso a isso, deve ter sido pra lá de ludibriado pela turma do marxismo, sem dúvida. Pra começo de conversa, o nome real de Karl Marx não é esse. E ninguém fala sobre o nome real e a que ele remete. Tanto quanto o nome real de Leon Trotsky não é esse. Não é intrigante? Pois é: tem dente de coelho nisso. Aliás, em tudo. E é por isso que estamos vivendo tamanha maluquice aqui e mundo afora. Não pense que Deus não gosta de você: gosta. Senão, você não estaria aqui. Mas é bom saber que existem forças agindo contra nós, e não é fácil nem mesmo saber que forças são essas. E, mais: se você souber e abrir o bico, te pegam – e pegam pra valer. Você pode duvidar da existência de Deus ou da virgindade de Maria, mas não pode questionar o poder que manda em tudo por trás da mídia, da economia e das armas. Outro dia recebi do Osmar Barutti, pianista do Jõ e meu colega de palco em várias, um documentário sobre a intervenção em países que tentam firmar sua soberania. Eles são atingidos por uma política de intervenção assustadora, e você poder ver isso em http://www.youtube.com/embed/dFtijO8qM6A. Enter.
Bem, você já deverá ter ouvido que “o segredo é a alma do negócio”. Não duvide disso. Todos nós somos ludibriados e traídos 24 horas por dia. Posso mostrar, e você verá que tá combinando coisa com coisa. Exemplo: uma cidade está sob um governo interessado em se manter no poder a qualquer custo. Neste caso, a primeira coisa que sai de pauta é a transparência. Saindo ela, vem a cortina de fumaça, para que você não enxergue a verdade dos fatos. E hoje, você sabe, o poder é o sonho maior dos políticos, se não dos homens. Quem está no poder não abre mão disso de jeito nenhum. Políticos são pegos em monstruosos crimes de corrupção mas acham que isso é natural, que permanecer aí diante de um povo indignado é normal, que a execração é uma fantasia, uma idéia, e que prevaricar é o normal, a lei. E prosseguem no poder como se tudo estivesse normalíssimo, e assim ficamos cagados de arara e eles no poder e enriquecendo sob nosso suor, pagos por nós. Aí vamos vendo que a operabilidade urbana está entrando em crise pra todo lado. Por quê? Por que tantas enchentes, tantos desabamentos, tantas tragédias por causa de chuvas? Porque, em primeiro lugar, os investimentos para manutenção de sistemas urbanos estão sendo desviados para outros fins, como... campanhas! Aqui mesmo, neste Arraial das Bagas onde me exilei, está rolando um revés feio: a falta de investimentos em manutenção, por ter ido esse dinheiro para outros rumos, está gerando uma crise feia, e não será difícil começarmos a enfrentar o pré-colapso como rola no Rio e em São Paulo. A última chuva braba, há dois dias, provocou alagamento sério em vários pontos da cidade, porque foi feito um alfaltamento fajuto, claramente eleitoreiro, e não houve preocupação com o escoamento de águas pluviais depois da impensada impermeabilização. E a população do município vai sofrendo as consequências do descalabro dos donos do poder, esperando que algo de grave imponha medidas saneadoras. E ninguém faz nada. “O corrupto acumula riqueza com recursos subtraídos no trato da coisa pública. Se for apanhado, é premiado com o produto do crime e vai para casa desfrutar férias vitalícias recebendo o seu salário mensal e vantagens da função pública”, eis o que diz um leitor da Folha de 15/10. Mas existe uma razão prática para isso. Enter final.
A questão é que qualquer revolução é tranquilamente manejada pelas tais forças ocultas. Eles têm o controle de tudo nas mãos, e tiram partido até de tsunamis, se é que não os provocam. Você não sabe, mas TODAS AS REVOLUÇÕES são movidas pela mesmíssima turma, aliás assustadoramente minoritária em relação ao restante da humanidade. Eles detêm o poder sobre o planeta e só eles indicam – com a utilização do dedo invisível que eles mesmos se atribuem – onde podem ocorrer mudanças. Não estão deitando e rolando somente no Oriente Médio. E também dizem que uma mentira dita mil vezes torna-se verdade. E, por deterem o controle mundial dos meios de comunicação, submetem a macacada em tempo integral a uma grande mentira, que a macacada aceita como verdade. Todo mundo vê TV, não é? Então, estamos no mato e sem cachorro. Podemos sonhar? O que você acha? E viva Santo Expedito! Oremos. ’Té pra semana, babes!
Ah! Lembramos que estamos sob censura desde 11/04/08. A restrição vai totalizando 2148 dias. O advogado Gerardo Xavier Santiago, RJ, lembra que o artigo 5 da Constituição Federal garante a liberdade de expressão e de manifestação em local público! Abaixo a censura! E viva Eliana Calmon, brasileira de coração!