sexta-feira, 1 de julho de 2011

“Espricando o Purtuguêis”

Frederico Mendonça de Oliveira

“Apóstrofes são os 12 homenzinhos que comeram com Jesus e que Michelangelo bateu a foto”. Não querido, você se enganou: quem “bateu a foto” foi Dá Vinte. Você há de admitir que os apóstrofes e mesmo Jesus não permitirão esse engano de crédito. Nós de cá só gostaríamos de saber que câmera o Dá Vinte usou, se foi a Kodak inventada por Pitágoras ou a Íris inventada por Moisés para escrever o Antigo Testamento, do que depois tiraram por telepatia as imagens para fazer aquele filme do Cecil B. DeMille, Os Dez Mandamentos. Realmente, como vemos, a História é cheia de falhas, todos conhecemos coisas diferentes, cada um vê uma História, e seria preciso unificar tudo para todos poderem ver uma coisa só. Por exemplo: a Ciência está dividida, ninguém sabe explicar muita coisa e tem muita coisa explicada que não é sabida de todos. Querem ver? Quem explica o ronrom do gato? Ninguém, até hoje, deu uma versão correta e convincente, ficam todos em hipóteses. Mas nessas pesquisas que vão fazendo por aqui vão sendo descobertas coisas incríveis e que eram desconhecidas. Você sabia que “As moléculas de água quando congelam viram Duréculas”? Claro que não!
E aí vai a pergunta crucial de outro pensador que trabalha contribuindo com idéias para o edifício cultural brasileiro: “O que vamos deixar para nossos antecedentes?”, ou seja: se não unificarmos de forma unificadora a visão da História, como ficarão no futuro vindouro do porvir posterior nossos antecedentes? Enter.
Uma medida obrigatória a ser tomada imediatamente pelo Ministero da Inducação é ABOLIR A CRASE. Afinal, seria arriscado afirmar que um em cada dez mil sabe usar essa titica. Pra que crase, pô??? A gente vê que não há UMA edição de jornal sem erro de crase. É simples, quer ver? Basta haver a necessidade de crase para vir... ERRO! Então, por que não abolir esse obstáculo à escrita para evitar erros? Basta instituir o erro através de abolir o acento. E fica tudo certo! A nova nomenclatura não aboliu acentos? Um dos pensadores consultados naquela pesquisa de idéias para melhorar o país e o mundo, o ENEM, deu uma grande dica para que essas confusões acabem de uma vez: “Vamos deixar de sermos egoístas e pensarmos um pouco mais em nós.”; e querem mais cristalina exposição de propósitos? Então, acabar com a crase é uma forma definitiva e eficiente para deixarmos de sermos egoístas... Enter.
Outra porcaria que tinha que ser abolida logo é o TIL. Pô, você há de concordar: o til que existe no A antes de um O não é necessário, pois nenhuma palavra em Purtuguêis termina em ao, sem til. Morô? Sendo assim, se é sempre assim, pra que manter o til nas palavras com final ao? Não precisa mais, e fica a turma sofrendo com ter que botar aquele sinalzinho besta tipo cobrinha, desnecessário! Volta a proposta ética e filosófica: “Vamos deixar de sermos egoístas e pensarmos um pouco mais em nós”! O gênio Gilberto Freire, que foi educado em língua inglesa, previu o fim do Purtuguêis explicando o porquê: segundo ele, é uma língua extremamente complexa, com uma riqueza imensa, e isso não resiste ao tempo. A simplificação é obrigatória no falar humano, e por isso hoje não estamos falando Latim aqui. Isso leva tempo, claro, mas a gente pode dar u’a mãozinha. Questão de “deixar de sermos egoístas e pensarmos mais em nós!”. E nossos pensadores do ENEM contribuem com outras visões, não só filosóficas, mas políticas também. Uma constatação admirável sobre o Senado é a de um analista político do ENEM: “O Brasil ta mudando: antes tudo acabava em pizza, agora acaba em panetone. É por isso que tem tanto gordo no Senado.”! Você viu a acuidade política do cara?? Pois tem mais, e esse pensador é um neologista, escreve como um inovador em todos os sentidos: “Então eles (os senadores) cometem atos flatulentos”. E temos de admitir que é um fato: o cheiro no Senado deve ser um horror, a partir também do fato de o Sarney ser o presidente daquilo... Enter.
Mas precisamos muito de idéias de filósofos, e descobriram que esse ENEM é um celeiro de pensadores que deixariam Kant e Nietzsche humilhados. Quer ver?
“Somos cúmplices suceptível à corrupção de políticos intimistas com cinismos intrínsecos à sociedade capitalista.”... você viu que clareza??!! Nem Marx e Engels, com aquela baboseira divina de filosofia marxista, foram tão fundo na crítica ao capitalismo!... mas os pensadores batem duro, surpreendendo pela perspicácia associada a deslumbramento criador: “A plausível autoridade e responsabilidade dos políticos é incondicionalmente atrelada às possibilidades possíveis, plausíveis e passíveis de corrupção que o povo digere sentados no sofá.”, oh!, que delícia! Isso é o que podemos chamar de triunfo do pensamento civilizado. Mas é muito pouco se pararmos para considerar os pensadores que se concentram em nossos problemas ambientais e ecológicos, zelando pelos nossos animais, nosso ar, nossas florestas, e não podemos deixar de citar as descobertas deles nessa área. Enter final.
Atentos para com tudo, nossos novos pensadores lançam questões eletrizantes para nosso embotado dia-a-dia. Uma delas é lembrar uma das mais importantes personalidades de nossa história recente e cuja preocupação ecológica é obscurecida pela ação da Brigitte Bardot, que defende as focas: “Até a Xuxa hoje em dia se prelcupa com a situação dos animais”, e de quebra ganhamos uma opção de grafia que mostra a flexibilidade da mente de nossos mestres. E as denúncias são alarmantes: 'Já está muito de difícil de achar os pandas na Amazônia” é um alerta que nos joga para trás dos tempos memoriais. E a visão globalizante fica paupérrima se considerarmos a generosidade do pensador com cuja fala encerramos o papo: “Não preserve somente o meio ambiente, mas sim todo ele”. E viva Santo Expedito! Oremos. Bye, babes!
Ah! Vale lembrar: estamos sob censura desde 11/04/08, aliás mantida por Gilmar Mendes, e a restrição vai totalizando 2044 dias. Abraço pra turma do Estadão, há 700 dias também sob mordaça! E não custa citar: o advogado Gerardo Xavier Santiago, RJ, lembra que o artigo 5 da Constituição Federal garante a liberdade de expressão e de manifestação em local público! Então por que prosseguimos censurados??