sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Agruras de um lusitano nas Alterosas

Frederico Mendonça de Oliveira

"Enquanto o pau vai e vem, o lombo descansa", eis o ditado que Manoel começou a recordar constantemente nas montanhas sul-mineiras, tantas as cacetadas que passou a levar desde que construíram a pracita ao lado de sua propriedade. Educado na cartilha lusa, em que os exemplos para a conduta moral ou para os perigos e as curvas da vida são passados através de ditados (adágios, provérbios) populares, Manoel via que só por isso já estava em severo exílio entre os montanheses no meio dos quais se imiscuiu. Não que aqui não se exerça algo até parecido, embora muito diluído, mas é que aqui a TV assumiu a dianteira da vida social de tal forma que a coisa do ditado, característica e prerrogativa da família, hoje em colapso, não tem nem mais a sombra longínqua daquela solidez, daquela tradição. No Rio, onde passou tempos ouvindo zunidos de balas perdidas e sons de tiros tanto longe como perto, ainda restava algum viço daquela prática, pelo fato de ainda haver muito de lusitanismo na vida carioca, praticado pelos seus patrícios que lá estão – mas que formaram comunidade coesa e à parte, tentando preservar os conteúdos da Santa Terrinha em solo tupiniquim. Enter.
"Tantas vezes vai o gato ao moinho que uma vez lá lhe fica o focinho". Amigo dos bichanos, Manoel desde menino parava pra pensar no gato indo ao moinho apanhar os ratos que viviam ali e um dia, dando bobeira por se sentir seguro demais sendo gato e por se ver à vontade perto do mó, seu focinho lindo leva uma pancada feia da pedra rotativa... mas até que essa história começou a lhe causar certo desconforto: aqui no Brasil os ratos infestam os moinhos do poder, e os gatos, transformados em vilões nesta conjuntura acética brasileira, que parece tudo querer corromper, NUNCA, NUNCA levam a traulitada corretiva a que alude o ditado que abriu este parágrafo. Aqui, gatos e ratos são gatunos, são do mal, e convivem de forma harmônica e a salvo de intervenções do cosmo regenerador, ou das instituições de defesa da saúde social. Enter.
E, falando em gatos, é impressionante os brasileiros serem tão envolvidos com cachorros, parece que virou algo tão indispensável quanto a novela das oito ou o gesto de ligar a televisão. Queres casa? Primeira coisa: providenciar a TV e o (s) cachorro (s). E tanto a TV bosteja seu áudio com aquela tagarelice interminável e caótica quanto os cachorros latem, latem, latem, dias inteiros, horas a fio, parecendo que os dois "equipamentos" são interligados, como que acoplados à vida dos brasileiros e indispensáveis como o poluído ar que respiram (mal, por sinal). Neste exato momento em que são escritas estas mal traçadas, ocorre um comprido estouro de latidos e uivos na vizinhança, trata-se de um canil (proibido por lei em área urbana, mas, e daí? "Foda-se a lei", dizem eles!) a oeste da casa de Manoel, já houve até processo contra o dono, mas o canil está aí, continua, como ainda mais outro, ao sul, que ocupa um terreno inteiro, e nada o erradica. A lei dizia que haver três cães numa casa já configura canil. A Prefeitura ampliou isso para sete, para escapar da responsabilidade de ter de coibir. Pois um dos canis a que Manoel se refere chega a ter mais de 40 cães... e fica por isso mesmo. Os vizinhos que arranquem as calças pela cabeça. E a coisa é pra lá de maluca: "Cachorros, aqui", reclama o Manoel, "são preferência nacional, como cerveja, que os brasileiros bebem como que desejando explodir suas barrigas". Além de existirem cães aos montes a ponto de serem população comparável ou superior à de humanos, existem também os de rua, em grande quantidade, formando outra imensa população. Quando as cadelas de rua entram no cio, vêem-se grupos de dezenas de cães seguindo-as, e o espetáculo que fornecem, combinando a constrangedora cópula e a posterior fase engatada a combates feíssimos, medonhos, às vezes até interrompendo tráfego de veículos em avenidas, é desprezível, beirando, quando não alcançando, o dantesco. E diante disso os mineiros laconicamente comentam: "É complicado!...", e a degenerescência vai se consolidando sob olhares lenientes, condescendentes, até cúmplices. “Eles chamam isso de ‘jeitinho brasileiro!’”, brada Manoel para consigo, implodindo indignação, e nesse momento ele pensa numa cerveja, fazer o quê? Enter.
Mais maluco ainda é o fato de as pessoas que têm gato serem tidas como excêntricas!... Gatos são, até por herança católica de Portugal, bichos de bruxas e capetas. Manoel observa que os brasileiros, por outro lado, não sabem trocar afeto com seres conscientes e assumidos, como são os gatos. Cães são obedientes, quando não subservientes, servis. Gatos, não: sua dignidade felina determina uma relação obedecendo a quesitos de respeito e confiabilidade trabalhada. Para espanto de Manoel, os brasileiros parece que só se entendem sob a égide da subserviência. Aqueles que manifestam sua individualidade assumida são tidos, especialmente pelos mineiros, como “sistemáticos”, até mesmo “criadores de caso”. E como os gatos de Manoel circulam digníssimos pela pracita hetera, motivo de sérias dores de cabeça, eis que os seres que a freqüentam, quase todos tendendo a voltar à copa das árvores que abundam (êpa!) na pracita (parece que não o fazem por terem perdido o rabo nesta “evolução” de milênios por que passaram, ou, melhor, foram passados), lançam para Manoel – e para os mui impolutos e belos gatos deste – olhares de repúdio e desprezo. “Intelijumentos!”, rosna consigo Manoel, já sentindo humores dispépticos, o ácido clorídrico querendo fazer estragos em sua mucosa gástrica. Enter final.
“Tantas vezes vai o cântaro à fonte que um dia se quebra”, vociferava a voz da avó de Manoel, egressa da quase costeira Torres Vedras, ao norte de Lisboa. “Só se quebra se for lá em Portugal”, tritura consigo nosso herói: ele já estava no Brasil quando defenestraram Collor, quando estourou o escândalo dos anões do Orçamento, quando prenderam o deputado Hildebrando Motosserra e o juiz Lalau e sua quadrilha. “Estão todos soltos ou vivendo numa boa!”, impreca nosso portuga, “hoje acontece pior que tudo aquilo, direto, e o cântaro não se quebra!”. Manoel sente-se como Pessoa em seu “Aniversário”: “Sobrevivente a mim mesmo como um fósforo frio”. E lá está a praça cheia de babás, mamãs e seus putinhos. E viva Santo Expedito! Oremos. Ciao, babes!